domingo, 29 de novembro de 2015

The Bad Seed - A Semente Maldita, 1956

 A Semente Maldita 



De aparência doce, modos perfeitos e olhar angelical, Rhoda (Patty McCormark),é capa das maiores atrocidades para conseguir o que deseja.

Christine (Nancy Kelly),  é uma mulher feliz e uma mãe zelosa, além de ser filha de um grande escritor criminalista, fato este do qual se orgulha. Mas, desde pequena, Christine sempre teve a suspeita de que fora adotada.

Certo dia, durante um piquenique na escola, um fatal ''acidente'' ocorre com Claude Daigle, um garotinho de oito anos, que falece após cair em um piér e se afogar.

Claude, coleguinha de sala de Rhoda, havia ganho a única medalha de ouro da escola, medalha esta que Rhoda desejava ter ganho.

Ao saber da notícia, Christine teme pelo trauma que sua filhinha ficaria, mas se surpreende ao ver a garota agir normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Após receber queixas sobre Rhoda, Christine acha, na gaveta de ''tesouros'' de sua filha, o que nunca gostaria de ter achado: a medalha de Claude.

Suspeitando que Rhoda tenha algum envolvimento com a morte do garoto, a mãe interroga a filha, que nega qualquer acusação.

O único que percebe o monstro que Rhoda é, é o zelador LeRoy, que é tão maldoso quanto Rhoda e conhece suas reais intenções, assim como ela as dele.

Vivendo com a desconfiança, Christine decide revirar seu passado e confirma, após muito insistência, que seu pai lhe diga toda a verdade: Richard não é seu verdadeiro pai. Ela foi adotada e veio de uma família terrível. Ela é filha de uma famosa assassina, Bessie Denker, cuja a mesma começou a assassinar pessoas na infância.

Juntando as peças deste quebra-cabeça, Christine percebe que Rhoda, a sua amada filha, é a verdadeira assassina de Claude. Após a garota confessar o crime, Christine também descobre que, há algum tempo atrás, Rhoda também assassinou uma idosa, apenas para ficar com um globo de neve, com um peixinho dentro.

Assim como Christine, LeRoy também sabe toda a verdade sobre esta terrível criança, mas acaba se dando mal, após brincar com a garota.

Temendo que algo de mal aconteça ao seu bebezinho, Christine toma uma medida drástica e brutal contra sua filha e a si mesma.


Em 1956 o tema ''criança assassina'' ainda era um tabu para a sociedade. Ninguém poderia imaginar que uma criança de oito anos seria capaz de tais atrocidades.

O livro ''A Semente Maldita'' foi um sucesso de vendas durante toda a década de 1950, até que finalmente foi levada às telas a história de Rhoda e Christine, sendo um dos maiores sucessos do ano e trazendo a primeira criança vilã do cinema, o que influenciou uma leva de filmes com vilões mirins, como A Órfã,  O Exorcista, A Aldeia dos Amaldiçoados, A Profecia e mais uma grande quantidade de filmes com essa temática.

Patty McCormak brilha como a malígna Rhoda, sendo indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por esse papel e arrecadando mais diversos prêmios, além da aclamação da crítica e o reconhecimento mundial.

Nancy Kelly também brilha, assim como todo o restante do elenco, porém, junto com Patty, a atriz Eileen Heckart, que interpretou a frustrada e bêbada mãe do finado Claude, também deu um verdadeiro show de atuação, tendo disputado com Patty McCormak o Oscar e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante. Ambas não venceram o Oscar, mas Eileen ganhou o Globo de Ouro por sua atuação.

A Semente Maldita/ A Semente do Mal/ A Tara Maldita, é mais do que um filme. É uma obra-prima. É obrigatório para qualquer amante da sétima arte.

Curiosidades

Alfred Hitchcok se negou a dirigir o longa.

Bette Davis manifestou interesse em interpretar Christine, porém a Warner decidiu manter o elenco original da peça da Broadway.

A canção que Rhoda toca no piano é a tradicional canção francesa infantil ''Au Clair de La Lune''.

Após este filme, Nancy Kelly dedicou-se apenas trabalhos no teatro e na televisão.

No final do livro, Christine morre e Rhoda sobrevive. Entretanto, devido as padrões da época, o final foi alterado, tendo Christine sobrevivendo ao tiro na cabeça e Rhoda sendo atingida por um raio.

A mãe assassina de Christine, Bessie Danker, foi inventada, mas todos as outras assassinas mencionadas no filme são reais.

O filme foi irregularmente batizado de ''A Tara Maldita'', no Brasil. O título bizarro foi mudado para ''A Semente Maldita/A Semente do Mal'', após seu lançamento em dvd.

Abaixo, confira o trailer de A Semente Maldita:





Nenhum comentário:

Postar um comentário